Oficinas

Módulo de Ação Comunitária do MAC de Niterói: Implementação de Novos Projetos

 
Oficina de Técnicas de Serigrafia
Eduardo Machado, Coordenador

Atuar como agente multiplicador formando novos estampadores e preparando-os para o mercado de trabalho é um dos nossos objetivos.

Criar, através da técnica da serigrafia, desenhos e estampá-los nas camisas dos vários projetos do Maquinho, para a loja do módulo e do museu, bem como para o terceiro setor. Com o tempo e amadurecimento do projeto, poderemos também estampar adesivos, canetas, chaveiros, papel, cartões, pastas e demais produtos. Outro objetivo é que os alunos possam usar esse espaço para suas produções e assim gerarem renda e contribuírem para a manutenção da oficina, vamos ceder o local e os alunos vão repor o material usado.

Os participantes da oficina tiveram a oportunidade de vivenciar propostas de artistas internacionais como o grupo do RUST (Radical Urban Silkscreen Team), tomando contato com a técnica inovadora da serigrafia utilizada pelo grupo, através da parceria colaborativa do MAC de Niterói com o Museu Andy Warhol.


Oficina de Criação Arquitetônica “Palácios Coloridos”
Sandro Silveira, Arquiteto e coordenador da oficina


O meu interesse em propor uma oficina para a comunidade do Morro do Palácio começou pela observação e admiração do trabalho desenvolvido pelo pessoal da Divisão da Arte Educação. É um pessoal que trabalha no MAC há uns 10 anos. Então, interessei-me em trabalhar junto com o grupo de artistas-educadores do Museu e propus organizar a oficina de Maquetes “Palácio Coloridos”.

A proposta é trabalhar, a partir da arte, a melhoria os espaços da comunidade, com o conceito da arquitetura, de viver bem, independentemente do lugar onde elas moram. As pessoas precisam ter afeto pelo lugar onde elas estão, os lugares onde elas moram. Então, para nós, mais do que um exercício do ensino de arquitetura, é o trabalho de autoestima de colaborar com a comunidade. Eu acho que essa é uma das funções primordiais com as quais podemos colaborar. O Museu não é só mais uma obra de arte para receber visitante. Museu também tem que provocar, incentivar. Então, esse trabalho é um trabalho de classificação, um trabalho de melhoria do ambiente urbano, do ambiente, de envolver, estimular e apoiar o morador a perceber a importância desses valores.

Inicialmente, vamos trabalhar com as fachadas de um conjunto de casas. A gente está começando com técnicas mais simples, possíveis de serem executadas. São técnicas já utilizadas por artistas em outras cidades. Um dos exemplos de referência para nós é o trabalho da artista Mônica Nador, em São Paulo. Enfim, trabalhar essas técnicas que são bem simples para poder dar uma outra visibilidade para um ou outro. Eu diria um outro perfil, uma outra cara que as pessoas comecem, a partir dessa questão de trabalhar fora, a entrar e a perceber que as casas, os lugares onde elas moram, necessitam também de ter um. Eles percebendo que, à medida que uma fachada estiver pronta, com certeza, o morador daquela casa vai começar a perceber que tem outras questões da casa dele importantíssimas que precisam ser trabalhadas e resolvidas, e eu acredito que isso vai ser feito, que ele vai perceber que vai existir um contraste muito grande.

É um trabalho enriquecedor de provocação de ampliação de valores “do conceito ampliado de viver bem”. Não só de levar conhecimento, mas de aquisição também. E isso tem sido extremamente enriquecedor.


Laboratório de Informática – Telecentro


Esta oficina desenvolve-se através da parceria entre o MAC de Niterói, a Fundação Municipal de Educação de Niterói e a Subsecretaria Municipal de Modernização Administrativa que idealizam o Plano de Inclusão Digital. Este consiste em implantar Telecentros nas áreas mais carentes da cidade, oferecendo, além de ações de aprendizagem da informática, cidadania e bom uso das ferramentas da rede mundial de computadores.

Os Telecentros chegam com o propósito de diminuir os índices de exclusão digital e social e oferecer capacitação profissional através de uso livre, cursos e oficinas. Além disso, os Telecentro têm por objetivo disseminar a utilização de Softwares Livres e possibilitar a criação de instrumentos de comunicação e interação para as comunidades da cidade.


Programas de Residências Artísticos-Educativas

Projeto de Intercâmbio Internacional: “Biblioteca de Afetos” (INOVART/UFF)


O "Biblioteca de Afetos", com participação da artista e pesquisadora portuguesa Virginia Motta desenvolveu-se através da parceria entre o Ministério de Cultura de Portugal, a Universidade Federal Fluminense e o MAC de Niterói. O trabalho buscou seguir conceitualmente a proposta desenvolvida pelo Projeto Arte Ação Ambiental / Comuniarte (Mapeamento de memórias e afetos). O projeto “Biblioteca de Afetos” tomou como princípio a constituição de um acervo de livros doados para o projeto que possuíam um significado afetivo para o doador. A partir desse encaminhamento inicial, trabalhou-se um conjunto de ações socioculturais e artísticas com um grupo de crianças e adolescentes da comunidade. O projeto contribuiu para que o núcleo bibliográfico construído formasse um acervo permanente e fosse inspiração para posteriores aprofundamentos e desdobramentos, construindo elos de afetos e estabelecendo redes de interação e comunicação entre o doador do livro e do leitor-receptor.

Projeto de Parceria Internacional “Farol Cultural” (Kultur.akershus/Noruega)
 
O Projeto Farol Cultural, realizado anualmente a partir de 2007, através da parceria entre o MAC de Niterói e o Núcleo de Cultura kultur.akershus na Noruega, estabelece um intercâmbio de métodos e ideias entre artistas e educadores noruegueses e brasileiros. A parceria conta com apoio do Ministério de Relações Exteriores, da Embaixada da Noruega, da Fundação de Artes de Niterói (FAN) e da Fundação Municipal de Educação da Prefeitura da cidade de Niterói (FME).
 
Em todas as edições do Projeto Farol Cultural, jovens participantes Projeto Arte e Ação Ambiental e do grupo Sonorizar participaram de um programa de aprofundamento técnico, de pesquisa e experimentações sonoras e de gravação de composições.



Projeto “Multimídia_Distância: Corpo e Movimento” (FUNARTE/Ong Campus Avançado)

O Projeto Distância integra o Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura da Funarte – e tem como parceiros a ONG Campus Avançado e o Módulo de Ação Comunitária do MAC de Niterói. Este Projeto traz uma proposta de criação de um espetáculo nas linguagens de vídeo-dança e tecnologia, envolvendo jovens de diferentes comunidades niteroienses e artistas profissionais. O projeto, contemplado com o Prêmio Interações Estéticas, tem como objetivo desenvolver um processo de criação envolvendo três núcleos de criação que interagem entre si: jovens de comunidades niteroienses, como as do Morro do Palácio e do Preventório (Niterói-RJ); a bailarina Dora de Andrade junto ao músico Daniel Ruiz (Niterói-RJ); e a bailarina-coreógrafa Érica Bearlz (GO).


Projeto Radical Urban Silkscreen Team (Museu Andy Warhol)



A parceria Internacional com o Museu Andy Warhol trouxe artistas do grupo RUST (Radical Urban Silkscreen Team), da cidade de Pittsburgh nos Estados Unidos, que ofereceram workshops de serigrafia com oficinas de estamparia de camisetas, impressão de cartazes, murais e interferências artísticas envolvidas com a identidade e contexto cultural da comunidade, em duas edições, nos anos de 2008 e 2010.







Projeto “Papo Sério / Falando sobre Saúde” (Faculdade de Enfermagem-UFF)

Esse programa, desenvolvido através da parceria entre a PROEX (Programa de Extensão) da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense e da Fundação de Educação de Niterói, busca promover um trabalho de conscientização e educação em saúde com a comunidade do Morro Palácio. Este programa divide-se em dois trabalhos: “Papo Sério”, com uma abordagem para o público adolescente, desenvolvido através de palestras, histórias teatralizadas e exibição de vídeos seguidos de debates; e “Promovendo Saúde através de Histórias e Filmes Infanto-Juvenis”, que trata de um estudo descritivo, exploratório, de natureza qualitativa através da utilização de recursos como vídeos e leitura de histórias infantis com dinâmicas de sensibilização e realizando reuniões quinzenais com a coordenadora para elaborarem os recursos didáticos que deverão ser utilizados (seleção das histórias infantis e vídeos que serão acessados através de locadoras pertinentes às temáticas propostas).



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